domingo, 22 de junho de 2014

Desafio Copa Literária - Fase 2 (Resultado)

Olá!
Aqui estão os resultados do desafio da Copa Literária - Fase 2.

Fase 2:
17/06: Bélgica - Argélia; (2-1; Vence Bélgica)
Livro Nacional (Português).
O Fim Da Inocência de Francisco Salgueiro

Sinopse:
Aos olhos do mundo, Inês é a menina perfeita. Frequenta um dos melhores colégios nos arredores de Lisboa e relaciona-se com filhos de embaixadores e presidentes de grandes empresas. Por detrás das aparências, a realidade é outra, e bem distinta. Inês e os seus amigos são consumidores regulares de drogas, participam em arriscados jogos sexuais e utilizam desregradamente a Internet, transformando as suas vidas numa espiral marcada pelo descontrolo físico e emocional.
Francisco Salgueiro dá voz à história real e chocante de uma adolescente portuguesa, contada na primeira pessoa. Um aviso para os pais estarem mais atentos ao que se passa nas suas casas.

Opinião: É um livro que nos dá a conhecer o mundo por trás da droga.

Ano: 2010.
Número de páginas: 224

17/06: Rússia - Coreia do Sul; (1-1; Empate)
Escolha de livro: Estrangeiro.
Anna Karenina de Liev Tolstói



Sinopse:

Uma das melhores obras de Tolstói, o romance Anna Karenina narra a história do amor difícil e controvertido vivido pela protagonista Ana na Rússia czarista. Ela é uma mulher casada que vai atrás do seu amante Vronski mas, arrebatada por uma paixão proibida, resvala cada vez mais para um abismo de mentiras e destruição. Tolstói questiona o significado da vida e da justiça social tendo como pano de fundo as crises familiares. É o maior romance do adultério na literatura universal.

Opinião: Como era o jogo da Rússia, me lembrei desse escritor. Dispensa apresentações. Este livro já é muito conhecido. É um clássico! Não preciso de dar qualquer opinião. 

Ano: 1877.
Número de páginas: 864.

17/06: Brasil - México; (0-0, Empate)
Escolha do livro: Nacional (Português).

As Esquinas Do Tempo de Rosa Lobato de Faria


Sinopse:
"Quando Margarida chegou à Casa da Azenha teve aquela sensação, não desconhecida mas sempre inquietante, de já ter estado ali."

Margarida é uma jovem professora de Matemática. Um dia, vai a Vila Real proferir uma palestra e fica hospedada num turismo de habitação, casa antiga muitíssimo bem conservada e onde, no seu quarto, está dependurado o retrato a óleo de um homem que se parece muito com Miguel, a sua recente paixão.
Por um inexplicável mistério, na manhã seguinte, Margarida acorda cem anos atrás, no seio da sua antiga família.
Sem perder consciência de quem é, ela odeia esta partida do tempo. Mas aos poucos vai-se adaptando. Conhece o homem do quadro e apaixona-se por ele. Quando ele morre num acidente, Margarida regressa ao presente.

Opinião: A forma como a escritora nos envolve na escrita é fantástico! Sou apaixonada por este livro!

Ano: 2008.
Número de páginas: 208.

18/06: Camarões - Croácia; (0-4; Vence Croácia)
Livro Nacional (Português)
Antídoto de José Luís Peixoto

"Antídoto, de José Luís Peixoto, é uma novela de contos inspirada no universo musical do disco The Antidote (Century Media, 2003) dos Moonspell. Dois antídotos para um mesmo veneno."

Opinião: Gosto do livro por falar dos Moonspell. Eu adoro! (Nada de Bullying!)

Ano: 2003.
Número de páginas: 87.

18/06: Austrália - Holanda; (2-3; Vence Holanda)
Livro Nacional (Português)
Cão Como Nós de Manuel Alegre

Sinopse:
Não era um cão como os outros. Era um cão rebelde, caprichoso, desobediente, mas um de nós, o nosso cão, ou mais que o nosso cão, um cão que não queria ser cão e era cão como nós. É um épagneul-breton a personagem principal do livro de Manuel Alegre. Com "manchas castanhas e uma espécie de estrela branca no meio da cabeça". Cão... como nós. Como nós, porque sabe da amizade (o cão é o melhor amigo do homem), da solidariedade, protege a criança, consola o dono, pressente a desgraça, 'chora' a morte. Mas também é altivo e irrequieto. Às vezes desobediente e exibicionista. Chama-se Kurika, e acompanhou o escritor e a sua família ao longo de anos. Aliás, ele 'é' parte da família, diz Manuel Alegre.

Opinião: Para eu que adoro cães (cachorros, no Brasil) adorei o livro. Aconselhável para quem adora esses animaizinhos!

Ano: 2002.
Número de páginas: 120.

18/06: Espanha - Chile; (0-2; Perde Espanha)
Livro Estrangeiro.
A Paixão de Jane Eyre de Charlotte Brontë

Sinopse:
A Paixão de Jane Eyre é a história de uma órfã que vive com a sua desagradável tia e os seus nada atractivos primos. Mais tarde, colocada num asilo, Jane começa a desenvolver um espírito independente para a época e aprende que a melhor maneira de manter o respeito próprio na adversidade é manter o autocontrole. Esta aprendizagem servir-lhe-á para toda a vida e permite-lhe repudiar noivos, ser auto-suficiente, mudar de identidade e encontrar um seu igual ao nível intelectual e da paixão sexual.

Opinião: Mais um clássico que deixo. Devo dizer que sou apaixonada pelas irmãs Brontë, logo a minha escolha recair sobre uma delas.

Ano: 1847.
Número de páginas: 458.

19/06: Colômbia - Costa do Marfim; (2-1; Vence Colômbia)
Livro Nacional (Português)
O Filho De Mil Homens de Valter Hugo Mãe

Sinopse:
Esta é a história de Crisóstomo que, chegando aos quarenta anos, lida com a tristeza de não ter tido um filho. Do sonho de encontrar uma criança que o prolongue e de outros inesperados encontros, nasce uma família inventada, mas tão pura e fundamental como qualquer outra.
As histórias do Crisóstomo e do Camilo, da Isaura, do Antonino e da Matilde mostram que para se ser feliz é preciso aceitar ser o que se pode, nunca deixando contudo de acreditar que é possível estar e ser sempre melhor. As suas vidas ilustram igualmente que o amor, sendo uma pacificação com a nossa natureza, tem o poder de a transformar.

Opinião: É uma bonita estória. Um bom livro. Não posso me alargar muito porque só a sinopse já deixa muita coisa no ar, assim não deixo nenhuma curiosidade para ler o livro.

Ano: 2011.
Número de páginas: 260.

19/06: Japão - Grécia; (0-0; Empate)
Escolha do livro: Estrangeiro.

Felizes Para Sempre de Nora Roberts

Sinopse:
Enquanto relações públicas de uma empresa de organização de casamentos, Parker Brown tem um talento excepcional para realizar os sonhos das noivas mais exigentes. Mas é incapaz de sonhar sobre o seu próprio futuro.
O mecânico Malcolm Kavanaugh adora descobrir como funcionam as coisas. E perceber os segredos de uma mulher complexa e deslumbrante como Parker é um desafio.
Parker e Malcom, quando estão juntos, fazem faísca. Mas ambos sabem que passar de um pequeno flirta uma relação séria é um passo muito importante. Os riscos que Parker correu nos negócios sempre valeram a pena, mas arriscar o seu coração é algo que a jovem não sabe se pode fazer... Felizmente, Malcom irá mostrar-lhe que a vida é demasiado curta para não ser vivida ao máximo.

Opinião: É uma linda história de amor. Nora Roberts é uma das melhores escritoras para escrever tal coisa. O livro é novinho. Só para saberem o quanto sou fã dela!

Ano: 2014.
Número de páginas: 288.

19/06: Uruguai - Inglaterra; (2-1; Perde Inglaterra)
Livro Estrangeiro.

A Vida Que Nunca Te Contei de Josephine Cox
Sinopse:
Na cidade de Bedford, quatro estudantes ouvem a voz insistente de uma mulher a cantar. A bela melodia é entoada pela vizinha — uma pessoa solitária, que nunca abre a porta a ninguém, nem sai de casa em pleno dia. Não podiam saber que a mulher na casa ao lado, Madeleine Delaney, é perseguida por uma recordação antiga que durante vinte anos controlou a sua pobre existência … A voz angélica de Madeleine e a beleza impressionante atraem os corações de muitos. Mas ela só está interessada no proprietário do clube. Steve Drayton, um homem extremamente atraente mas assustador. Então, uma noite ela presencia um crime horrível, e a sua vida muda irrevogavelmente para sempre. A gentileza e a amizade de uma rapariga — Ellen — salva Madeleine da destruição total. Mas para sobreviverem têm de fugir de Londres, deixando para trás aqueles que amam, e o perigo segue-as para onde quer que vão...

Opinião: O livro nos dá grandes lições da amizade e da lealdade. Gostei muito dele!

Ano: 2009.
Número de páginas: 324.

20/06: Honduras - Equador; (1-2; Perde Honduras)
Livro Estrangeiro.

A Professora de Piano de Janice Y. K. Lee

Sinopse:
Em 1942, o inglês Will Truesdale chega a Hong Kong e se entrega a uma paixão arrebatadora pela bela socialite Trudy Liang. Mas, com a invasão dos japoneses, Will é enviado a um campo de concentração e Trudy é obrigada a fazer alianças perigosas, que acabam envolvendo-a numa trama de roubo e traições. Em 1952, Claire Pendleton chega a Hong Kong e é contratada pelo rico casal Chen como professora de piano. Uma inglesa provinciana e recém-casada, Claire se deixa seduzir pelo enigmático motorista da família: Will. Quando o passado de Will e o presente de Claire se chocam, o mundo em que vivem se transforma radicalmente.

Opinião: Devo dizer que não gosto de Flashbacks (Analepse é a palavra correta) nos livros no entanto, gostei de ler.

Ano: 2009.
Número de páginas: 382.

20/06: Itália - Costa Rica; (0-1; Perde Itália)
Livro Estrangeiro.

Passageiros Da Neblina de Montserrat Rico Gongora

Sinopse:
O encontro ocorreu em Setembro de 1930, quando Aleister Crowley chegou inesperadamente a Lisboa, com o pretexto de conhecer Fernando Pessoa, com quem se correspondia há algum tempo, em torno de interesses comuns em astrologia e esoterismo. O poeta recebeu-o no Cais da Rocha do Conde de Óbidos mas pouco mais se sabe sobre o que se passou entre eles. Crowley, conhecido por muitos como a Besta 666, foi uma das figuras mais enigmáticas do seu tempo. Expulso de Itália por Mussolini, sobre ele recaíram as acusações de culto ao demónio e práticas de magia negra. Dias depois da sua chegada a Lisboa, o mágico ocultista foi a Sintra jogar uma misteriosa partida de xadrez e desapareceu nos penhascos da Boca do Inferno, deixando uma críptica nota de suicídio. Especulou-se bastante sobre o eventual envolvimento de Pessoa na suposta encenação macabra.

Opinião: É um bom livro, não digo o contrário mas achei que pudesse ser melhor.

Ano: 2009. 
Número de páginas: 240.

20/06: Suíça - França; (2-5; Perde Suiça)
Livro Estrangeiro.

Doce Vingança de Jill Mansell

Sinopse:
Miranda conhece Greg numa festa. Ele é bonito, divertido e descomprometido. Tudo o que uma rapariga precisa para dar emoção à sua vida. Céus, ele é praticamente perfeito! Claro que Greg não lhe contou que acabara de abandonar a mulher grávida... E quando a jovem socorre um sem abrigo na rua, mal sabe ela que está na verdade a participar numa experiência de televisão com o jornalista Daniel Delancey, que se delicia a transtornar a vida de Miranda.
Um dia, um acaso leva-a ao encontro da mulher de Greg, e assim Miranda conspira a sua vingança e jura não confiar mais nos homens. Mas um encontro fortuito com o piloto de corridas Miles Harper convence-a de que talvez nem todos os homens sejam como Greg...
Com algumas surpresas e muito humor, Jill Mansell oferece-nos um divertido romance que não conseguirá parar de ler até descobrir o desenlace das aventuras e desventuras de Miranda.

Opinião: Confesso que amo a personagem principal deste livro. A Miranda é adorável, para mim!

Ano: 2009.
Número de páginas: 368.

21/06: Argentina- Irão; (0-1; Vence Argentina)
Livro Nacional (Português)

Inês de Portugal de João Aguiar


Sinopse:

Castelo de Santarém, num dia do ano de Cristo de 1359.
Enquanto El-Rei D. Pedro I corre a caça pelos campos, os seus conselheiros Álvaro Pais e João Afonso Tello esperam com sombria ansiedade a chegada de dois prisioneiros, Álvaro Gonçalves e Pero Coelho, dois dos "matadores" de Inês de Castro (o terceiro, Diogo Lopes Pacheco, logrou fugir e refugiou-se em França). A esses homens havia sido solenemente prometido perdão, mas o Rei, decidido a vingar a única mulher que amou, quebrou o juramento feito, e agora eles vêm, debaixo de ferros, a caminho de Santarém. É este o ponto de partida de Inês de Portugal. Mas ao longo das suas páginas é todas a história de Pedro e Inês que João Aguiar reconstrói, abordando pela primeira vez um tema histórico posterior à Nacionalidade e fazendo-o desde logo com um dos mitos maiores da nossa consciência de Nação.

Opinião: Toda a gente conhece a história de D. Pedro e D. Inês de Castro que só se tornou rainha após a sua morte. Eu adoro essa história, e escrita por este escritor gostei muito mais.

Ano: 1997.
Número de páginas: 144.

21/06: Nigéria - Bósnia; (1-0; Perde Bósnia)
Livro Estrangeiro.

A Maldição Do Anel de Édouard Brasey

Sinopse:
«Maldito sejas, Odin, tu e a tua arrogante valquíria! Maldito sejas, tal como é maldito o sangue que corre nas veias dos teus bastardos humanos! Maldito sejas, Deus sem fé que tiveste no teu dedo o anel do Nibelungo!» Dentro em breve, a maldição do anel do Nibelungo desencadeará o crepúsculo dos deuses. De forma a conseguir gorar este cruel presságio, Odin, o Deus supremo, pede à sua filha, a valquíria Brunilde, para continuar com a sua linhagem humana que ele outrora reunira em Midgard. Assim, Brunilde vê-se obrigada a perder o seu estatuto de deusa e de virgem guerreira e passará a ser um simples comum mortal. Mas Loki, o génio do fogo e do mal, semeia pelo mundo o terror e manipula os deuses e os homens de forma a antecipar a catástrofe final. Anéis mágicos e espadas invencíveis, valquírias e dragões, gigantes e anões, deuses e heróis movidos por paixões ardentes... Na linha de O Anel de Nibelungo, de Richard Wagner, de O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien, e das ancestrais lendas e mitologias nórdicas, A Maldição do Anel é uma saga enriquecida pelo sopro épico e heróico, um romance cheio de aventuras e de paixões mas também de poesia e de encantamento. Será por amor que Brunilde partirá do mundo dos deuses e descobrirá o dos homens..

Opinião: Não é um género de livro que aprecie. Nunca achei muito interesse a estórias com criaturas mas este livro me cativou. Tem continuação (A Maldição do Anel 2), mas achei postar o primeiro livro.

21/06: Alemanha - Gana. (0-0; Empate)
Livro Escolhido: Nacional (Português)

Os Retornados de Júlio Magalhães


Sinopse:

Outubro, 1975. 
Quando o avião levantou voo deixando para trás a baía de Luanda, Carlos Jorge tentou a todo o custo controlar a emoção. Em Angola deixava um pedaço de terra e de vida. Acompanhado pela mulher e filhos, partia rumo ao desconhecido. A uma pátria que não era a sua. Joana não ficou indiferente ao drama dos passageiros que sobrelotavam o voo 233. O mais difícil da sua carreira como hospedeira. No meio de tanta tristeza, Joana não conseguia esquecer o olhar firme e decidido de Carlos Jorge. Não percebia porquê, mas aquele homem perturbava-a profundamente. Despertava-a para a dura realidade da descolonização portuguesa e para um novo sentimento que só viria a ser desvendado vinte anos mais tarde. Foram milhares os portugueses que entre 1974 e 1975 fizeram a maior ponte área de que há memória em Portugal. Em Angola, a luta pelo poder dos movimentos independentistas espalhou o terror e a morte por um país outrora considerado a jóia do império português. Naquela espiral de violência, não havia outra solução senão abandonar tudo: emprego, casa, terras, fábricas e amigos de uma vida.
Opinião: Este livro tem um pouco da história de Portugal. E eu gosto bastante!

Ano: 2008.
Número de páginas: 312.

E aqui estão os resultados. As minhas apostas da Fase 3 já a seguir num novo post.

Beijos.

Sem comentários:

Enviar um comentário