domingo, 6 de julho de 2014

Desafio Copa Literária - Fase 5 (Resultado)

Olá!
Aqui estão os resultados da Fase 5 - Quartos/Quartas de final.

Fase 5: (Quartas/Quartos de final)

4/07: França - Alemanha; (0-1; Perde França)
Livro Estrangeiro.

Cidade de Ladrões de David Benioff

Sinopse:
A odisseia de dois jovens decididos a sobreviver durante o deplorável cerco a Leninegrado, contra todas as possibilidades, e a quem é confiada uma missão em que o frio, a fome e as autoridades russas se revelam tão perigosos como as forças invasoras da Wehrmacht.
Os rapazes encontram-se pela primeira vez numa cela, onde esperam a execução sumária devido a acusações de legitimidade duvidosa. No entanto, ao invés de uma bala na nuca, recebem uma terrível tarefa: numa cidade sitiada, sem quaisquer provisões, terão de arranjar uma dúzia de ovos para o bolo de casamento da filha de um poderoso coronel. Lev e Kolya embarcam assim numa missão de cinco dias em busca do impossível, que os atira das ruas caóticas de Leninegrado para os campos devastados por trás das linhas alemãs. Pelo caminho vão encontrando assassinos, guerrilheiros e, por fim, o próprio exército alemão. Uma inesperada relação de cumplicidade acaba por se estabelecer entre o adolescente sério e o seu imprevisível companheiro, um sedutor incorrigível, cuja louca, porém enternecedora, bravura poderá conduzi-los tanto à morte como ao sucesso da missão.

Opinião: O livro prende a atenção do leitor logo ao início. Não fala apenas sobre a história Russa mas também tem aventura e alguma comédia. Gostei muito!

Ano: 2009.
Número de páginas: 296.

4/07: Brasil - Colômbia; (2-1; Perde Colômbia)
Livro Estrangeiro.

A Pedra Abençoada de Barbara Wood

Sinopse:
«A Pedra Abençoada nasceu para lá das estrelas, há inúmeros anos-luz. Teve origem numa explosão cataclísmica de proporções estelares que inundou o espaço de fragmentos cósmicos. Tal como um navio brilhante, o pedaço ardente de massa celeste navegou através do mar sideral, rugindo e sibilando pela noite escura, enquanto se lançava para a sua destruição inevitável num planeta jovem e selvagem.»
Muitos séculos depois, Alta encontra o fragmento na planície africana. O seu destino mudará para sempre, tal como o destino das gerações futuras. De Israel dos tempos bíblicos à Roma Imperial, da Inglaterra Medieval à Alemanha do século XV, das Caraíbas do século XVIII ao Faroeste, a história desta pedra abençoada e a dos seus diferentes donos percorre a História da Humanidade.
Através de diversos episódios e eras, a autora explora as traições e as obsessões do coração do homem e descreve uma busca pela essência humana.

Opinião: Devo dizer que não gostei do livro e por isso o coloco aqui, foi um dos livros que comecei a ler pela sua linda capa e não gostei. A escritora escreve muito bem mas o género do livro realmente não me cativou. Existem mais oito livros da "Pedra Abençoada".

Número de páginas: 456.

5/07: Argentina - Bélgica; (1-0; Vence Argentina)
Livro Nacional (Português)

A Filha do Capitão de José Rodrigues dos Santos

Sinopse:
O capitão Afonso Brandão mudou a sua vida quase sem o saber, numa fria noite de boleto, ao prender o seu olhar numa bela francesa de olhos verdes e voz de mel. O oficial comandava uma companhia da Brigada do Minho e estava havia apenas dois meses nas trincheiras da Flandres quando, durante o período de descanso, decidiu ir pernoitar a um castelo perto de Armentières. Conheceu aí uma deslumbrante baronesa e entre eles nasceu uma atracção irresistível.

Ano: 2004.
Número de páginas: 634.

5/07: Holanda - Costa Rica; (4-0; Vence Holanda)
Livro Nacional (Português)

Caim de José Saramago

Caim revela o que há de moderno e surpreendente na prosa de Saramago: a capacidade de fazer nova uma história que se conhece do princípio ao fim. Um relato irónico e mordaz no qual o leitor assiste a uma guerra secular, e de certa forma, involuntária, entre o criador e a sua criatura.

Ano: 2009.
Número de páginas: 182.

Já a seguir as minhas apostas para a Fase 6.

Beijos.

Sem comentários:

Enviar um comentário